segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Evangelho dos pagãos




Celso Deretti


Uma revolução silenciosa está em andamento na Igreja, disse recentemente o Papa Bento XVI. O sumo pontífice falava, sem dúvida, do imenso exército de missionários que o Espírito Santo está suscitando nos quatro cantos do mundo.
A missão deste exército: anunciar Jesus como o médico e o remédio para todos os males que há no mundo. “A Boa Nova de Cristo restaura constantemente a vida e a cultura do homem decaído, combate o remove os erros e os males decorrentes da sempre ameaçadora sedução do pecado” (Catecismo da Igreja Católica, 2527).
É uma revolução silenciosa porque “Não será com a força nem com o poder e sim com o meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos” (Zc 4, 6). Nas palavras de João Paulo II, “Sempre, quando intervém, o Espírito nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração; muda radicalmente as pessoas e a história”.
A missão da Igreja não é anunciar Jesus como um bom moço que passou pela história ou como o maior líder que já existiu; Anuncia-o como o Senhor e o detentor do desfecho da história humana. Igualmente, a Igreja não é uma organização não governamental que almeja tornar o mundo melhor ou o cabo eleitoral de um partido político (seria atirar as pérolas aos porcos).
O mês das missões, outubro, é para nos lembrar que “Enviada por Deus para ser o sacramento universal da salvação, a Igreja, em virtude das exigências íntimas de sua própria catolicidade e obedecendo à ordem de seu fundador, esforça-se para anunciar o Evangelho a todos os homens” (Ad Gentes, 1). É esta a silenciosa revolução que transformará o mundo.
No discurso de encerramento de sua recente viagem apostólica ao Reino Unido, Bento XVI afirmou que “Durante minha visita, percebi com clareza a sede profunda que o povo britânico tem da Boa Notícia de Jesus Cristo”. Por isso, destacou a importância de “apresentar em sua plenitude a mensagem do Evangelho que dá vida”, inclusive aqueles elementos que contradizem o juízo das opiniões correntes da cultura atual (Zenit.org).
Profundo conhecedor da vida dos santos, Bento XVI gostaria que, neste mês das missões, todos nós comungássemos do pensamento de Sto Irineu: “A Bíblia é o Evangelho do cristão, e o cristão é o Evangelho dos pagãos”. A sede de Deus é imensa nesta nossa neopaganizada aldeia global. Que fiz, que faço e que farei por ti, Senhor? Um grande começo é clamar todos os dias: "Enviai, Senhor, o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra".

3 comentários:

  1. Caro Celso, de fato é preciso praticarmos o silêncio, orarmos, pedirmos paz. O egoísmo, a vida em vão vimos no dia a dia, a vida sem um Deus, sem fé. Milhares de crianças no Brasil nascem em um lar sem Cristo. Ler a fé é parte de cada um de nós. Muito bonita tua matéria e as fotos, as quais acredito sejam da África. São Lindas! "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que existe em mim bendiga o seu santo nome"... Att. Maria Bráulia.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Celso, em meu coração rezo sempre a Nosso Senhor para que lhe dê força nesta missão, que é autêntica e deseja preparar o caminho do Senhor que vem. Todo bom jornalista e missionário cristão deve seguir seu exemplo, de anunciar a Verdade, com coragem e determinação. Sua missão é movida pelo Santo Espírito de Deus.
    Deus lhe abençoe irmão.
    De Minas, meu abraço fraterno.
    Roseli Lara

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo celso, além de ter sido profeta em minha vida, tenho muito carinho por você, que DEUS nosso senhor continue a derramar bençãos, unção e força do ESPÍRITO SANTO em sua vida, para que essa missão maravilhosa continue em frente, DEUS te abençoe sempre querido e amado irmão!!!

    ResponderExcluir