terça-feira, 7 de setembro de 2010

A resposta para todas as nossas perguntas




Celso Deretti


Entre numa livraria e você encontrará uma infinidade de livros que falam de Deus. Há autores que colocam Deus no banco dos réus (o ateísmo prático). Há os que tentam criar um deus à própria imagem e semelhança (Deus é uma energia cósmica). Não faltam os que apresentam Deus como um enigma indecifrável (decifra-me ou te devoro!).

A meta é sempre a mesma: solucionar o mistério do sofrimento e oferecer um código de leis, um mapa mental, uma chave capaz de nos tornar verdadeiramente livres do sofrimento, da tristeza e da amarga lembrança da morte.

O livre pensador Deepak Chopra (o mais famoso guru dos astros de Hollywood), por exemplo, escreveu um livro chamado "As sete leis espirituais do sucesso". Sucesso, aqui, significa fama, fortuna e prazer sem limites (coisa que até os feiticeiros prometem!). Um sucesso, portanto, ilusório e efêmero. Sempre uma tentativa de se livrar das amargas conseqüências do pecado, sem romper com o pecado (uma equação impossível).

Afinal de contas, existe uma resposta definitiva, capaz satisfazer os mais profundos anseios do nosso coração? Como entender o mistério da iniqüidade, as injustiças, o sofrimento, a doença e a morte? O apóstolo Pedro conseguiu solucionar este enigma: "Com efeito, toda a carne é como a erva e toda a sua glória como a flor da erva. Secou a erva e sua flor caiu; mas a Palavra do Senhor permanece para sempre" (1Pd 1, 24). Quem de nós nunca cantou: "A Palavra de Deus é a Verdade, sua Lei liberdade!"

Aqui está, portanto, a única e definitiva resposta capaz de satisfazer os mais profundos anseios do coração do homem: a Palavra de Deus. Vida nova, vida em abundância, paraíso de bênçãos, paz e alegria, famílias restauradas, prosperidade completa, Salvação, Vida Eterna, liberdade plena só é possível conquistar pelo poder da Palavra de Deus: "Fostes regenerados, não de uma semente corruptível, mas incorruptível, mediante a Palavra viva de Deus, a qual permanece para sempre" (1Pd 1, 23).

São Paulo, o grande teólogo da graça, nos ensina: "Portanto, não existe mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. A Lei do Espírito da vida em Cristo Jesus te libertou da lei do pecado e da morte" (Rm 8, 1). Não esqueçamos que "ignorar as Escrituras é ignorar o próprio Cristo" (São Jerônimo).

A Bíblia, portanto, não é simplesmente um livro que fala de Deus; é Deus falando pessoalmente para cada um de nós. É uma maravilhosa carta de amor de Deus que se revela totalmente através de seu Filho Jesus, a Palavra Eterna do Pai. É na Palavra de Deus que encontramos todas as respostas para todas as perguntas do nosso coração, não importa quão enigmáticas sejam. Obedecendo o que nos manda a Sagrada Escritura podemos viver como salvos, livres do sentimento de condenação que atormenta aqueles que não se submetem à Lei de Deus. "Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não vem a julgamento, mas passou da morte para a vida" (Jo 5, 24).

A verdadeira liberdade, portanto, não é um lugar, uma música, uma posse, um cargo, um conceito, uma honra ou qualquer outra coisa que este mundo oferece; é Jesus: "Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8 31). Somente o Espírito Santo, princípio de renovação interior, nos torna aptos a observar fielmente a Lei que procede dele próprio e revelada por Ele na Sagrada Escritura. Esta Lei, porém, de nada vale enquanto escrita apenas no papel. "Porei no vosso íntimo o meu espírito e farei com que andeis de acordo com os meus estatutos e guardeis as minhas normas e as pratiqueis" (Ez 36, 27).

Em todas as situações que tivermos que enfrentar neste brevíssimo tempo que passaremos aqui na Terra, façamos como aquela que guardou, praticou e andou de acordo com os estatutos e normas do Altíssimo: "Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo tua palavra!" (Lc 1, 38). Como Maria Santíssima foi glorificada no Céu, também nós o seremos se perseverarmos na observância da Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário