segunda-feira, 19 de abril de 2010

O segundo discípulo de Emaús





Celso Deretti


Amargurados, a passos largos, fustigados pelo vento que gelava-lhes as faces abatidas, aqueles dois homens querem afastar-se o mais rápido possível de Jerusalém. A cidade fora palco das terríveis cenas da traição, prisão, julgamento, flagelação, crucifixão e morte daquele que tinham como o Messias. Na tranquila Emaús, talvez conseguirão recompor-se e vislumbrar com melhor nitidez o confuso mosaico que se formara ao longo daqueles três anos como discípulos de Jesus – agora um simples defunto.
Como aceitar que aquele que ressuscitara mortos, dominara os piores demônios e alterava dramaticamente o curso na natureza, sofrera o castigo reservado unicamente aos criminosos mais abjetos do império romano: a crucifixão? Não bastasse isso, terão que suportar os insultos dos parentes: “Sempre suspeitei daquele homem”, dirá um. “ Vocês deixaram tudo para segui-lo... não dá pra acreditar!”, dirá outro. Tornar-se um verdadeiro discípulo de Jesus tem um preço: perder a própria fama (um verdadeiro horror à lógica humana).
A trágica morte de Jesus abalara a fé dos dois discípulos de Emaús, porque estavam ainda aprisionados à lógica humana. O próprio Jesus os repreende: “Ó gente sem inteligência! Como sois tardos de coração para crerdes em tudo o que anunciaram os profetas! Porventura não era necessário que Cristo sofresse essas coisas e assim entrasse na sua glória? E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras” (Lc 24, 25-27).
Cléofas, um deles, confessa sua frustração a Jesus: “Nós esperávamos que...” (Lc 24, 21). Estou ainda aprisionado às minhas expectativas humanas? Aceito que a sabedoria de Deus é infinitamente maior do que os meus cálculos? Persevero na fé, mesmo quando não entendo tudo? Acredito na realização das promessas que Deus me fez através da Sagrada Escritura? Sou íntimo da Palavra de Deus? Sou obediente ao Magistério da Igreja (os profetas)? Quando provado, dou ouvidos ao demônio e me revolto, ou ouço Jesus e sigo em frente?
O mais lindo na história dos dois discípulos de Emaús é o seu desfecho: “Levantaram-se na mesma hora e voltaram para Jerusalém. Aí acharam reunidos os Onze e os que com eles estavam. Todos diziam: O Senhor ressuscitou verdadeiramente e apareceu a Simão. Eles, por sua parte, contaram o que lhes havia acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir do pão” (Lc 24, 33-35).
Jerusalém é o palco da ressurreição de Jesus. Quem teve seu encontro pessoal com Jesus ressuscitado – “Então, se lhes abriram os olhos e o reconheceram...” (Lc 24, 31) – sai do ninho da amargura e inicia uma vida nova como discípulo missionário de Jesus. Jerusalém é símbolo da Igreja. O verdadeiro discípulo de Jesus caminha com a Igreja. Minhas expectativas já não contam. O que importa é unir-me àqueles que, sem cessar, proclamam: “O Senhor ressuscitou verdadeiramente!”.
Conhecemos o nome de um dos discípulos de Emaús, Cléofas. Quem é o outro? Sou eu. É você.

3 comentários:

  1. Olá Celso, vi o programa Tribuna Idenpendente, que foi apresentado essa semana, do qual você participou. Como me chamou a atenção sua fé e devoção, seu amor por Deus e dedicação em fazer tudo que lhe agrada.
    Provavelmente me impressionei por eu ter o mesmo sentimento, amor por tudo que é Sagrado; pelo Sacramento da Comunhão e o desejo de que todas as pessoas, também, sintam esse amor e respeito.
    Como é bom saber que outros, também, desejam, verdadeirmente, ver Nosso Pai horado e glorificado da forma como lhe é devido e trabalham arduamente para isso.
    Nunca entrei num blog, nem sbia como funcionava isso. Acho melhor os e-mails, procurei no seu blog, mas não o encontrei. Você tem e-mail? Caso tenha e não se importe em informar, me mande um e-mail.
    abraço,
    Maria C. Mendes

    ResponderExcluir
  2. Olá Celso, vi o programa Tribuna Idenpendente, que foi apresentado essa semana, do qual você participou. Como me chamou a atenção sua fé e devoção, seu amor por Deus e dedicação em fazer tudo que lhe agrada.
    Provavelmente me impressionei por eu ter o mesmo sentimento, amor por tudo que é Sagrado; pelo Sacramento da Comunhão e o desejo de que todas as pessoas, também, sintam esse amor e respeito.
    Como é bom saber que outros, também, desejam, verdadeirmente, ver Nosso Pai horado e glorificado da forma como lhe é devido e trabalham arduamente para isso.
    Nunca entrei num blog, nem sbia como funcionava isso. Acho melhor os e-mails, procurei no seu blog, mas não o encontrei. Você tem e-mail? Caso tenha e não se importe em informar, me mande um e-mail.
    abraço,
    Maria C. Mendes

    ResponderExcluir
  3. Como o segundo discipulo de Emaús, eu também, as vezes sou pega pela situação desastrosa e fico contemplando-a até ser despertada pelo Senhor que é misericordia infinita. E é muito bom quando a gente se deixa ser tocada e trabalhada pela palavra de Deus que vem de encontro às nossas necessidades levando-nos ao ressuscitado, a uma vida nova.

    Celso que o Senhor o abençoe nesta missão de nos levar a Jesus!
    Sua participação no programa Tribuna Independente foi ungida, que o Espírito Santo continue lhe dando clareza ao se comunicar com o povo.
    Vânia
    23.04.10

    ResponderExcluir