domingo, 25 de abril de 2010

Nosso poderoso Advogado e Consolador




Celso Deretti


Estamos todos sedentos por liberdade. Dia e noite não fazemos outra coisa senão perseguir nossa libertação interior. A publicidade mundial trabalha para vender um único produto: liberdade. Temos pavor de qualquer situação que ameaça nosso senso de liberdade. Primeira conclusão: nossa procura por liberdade rege a nossa vida.

No fim das contas, temos duas fontes de liberdade, opostas e inconciliáveis: Jesus e o pecado.

São Paulo reconhece o poder que o pecado exerce sobre nossa liberdade: "Eu, porém, sou carnal, vendido ao pecado como escravo. De fato, não entendo o que faço, pois não faço o que quero, mas o que detesto. Não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero" (Rm 7, 14-15.19). Quantos de nós, por exemplo, depois de uma confissão, prometemos a Jesus nunca mais cometer este ou aquele pecado e acabamos recaindo nos mesmos pecados?

Temos que reconhecer: o pecado exerce poder sobre nós. Por nossas próprias forças não somos capazes de nos libertar da tirania do pecado. Mas qual o problema? O pecado vem para nos destruir. Não somente isso. O pecado mina nossa confiança em Deus. Depois de pecar, nossa reação é fugir de Deus. Nosso acusador, o Diabo, tenta nos convencer de que não alcançaremos o perdão de nossos pecados. Após várias recaídas, passamos a acreditar que o pecado é invencível.

Nossa primeira fonte de liberdade, o pecado, portanto, é ilusória. Ao invés da liberdade que sonhamos, o pecado gera a morte (cf. Rm 6, 23), tristeza e desespero. A mente lógica do apóstolo Paulo conclui: "Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz" (Rm 8, 6).

Vamos para nossa verdadeira fonte de liberdade: Jesus. Continuemos com o pensamento de Paulo: "Agora, portanto, já não há condenação para os que estão no Cristo Jesus. Pois a lei do Espírito, que dá a vida no Cristo Jesus, te libertou da lei do pecado e da morte. Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. De fato, vós não recebestes espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes o Espírito que, por adoção, vos torna filhos, e no qual clamamos: "Abbá, Pai!" (Rm 8, 1-2.14-15).

O Espírito Santo, portanto, nos é dado como Advogado (defensor) e Consolador, com a missão e o poder de nos libertar do poder do pecado. Como Advogado, nos revela Jesus como nosso Salvador que encravou na cruz o documento cujas prescrições nos condenavam; Como Consolador, nos ergue do nosso abatimento e nos restitui nossa confiança na insondável misericórdia de Deus quando pecamos. Consolar é estar com alguém em sua solidão. O pecado nos afasta de Deus, mas não afasta Deus de nós. Em nossas quedas podemos contar com o Espírito Consolador que nos traz força, coragem e ânimo para recomeçar.

Antes de ascender aos Céus, Jesus diz aos seus apóstolos: "Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (At 1, 8). O mesmo Espírito Santo, Advogado e Consolador, derramado sobre os apóstolos no dia de Pentecostes, nos é dados gratuitamente hoje. E onde está o Espírito de Deus, aí está a liberdade. A liberdade não é um lugar, uma posse, uma doutrina ou uma canção. A liberdade é uma Pessoa: É Jesus, aquele que derrama o Espírito Santo sem medidas.

Todos nós, hoje, temos livre acesso a esta fonte inesgotável de liberdade. O Espírito Santo nos é dado não porque somos santos, para para nos fazer santos: "O Espírito e a Esposa dizem: "Vem!" Aquele que ouve também diga: "Vem!" Quem tem sede, venha, e quem quiser, receba de graça a água vivificante" (Ap 22, 17). Oração para todos os dias: "Vem, Espírito Santo".

Um comentário:

  1. CONSOLAR É ESTAR COM ALGUEM EM SUA SOLIDÃO! ESSA É UMA MISSÃO DIVINA, SÓ DEUS PODE ALCANÇAR E SACIAR A ALMA HUMANA. POR MAIS QUE O INIMIGO DE DEUS E NOSSO LUTE PARA NOS LEVAR AO EXTREMO OPOSTO DA VIDA VERDADEIRA O NOSSO PODEROSO ADVOGADO E CONSOLADOR O PARÁCLITO CONOSCO ESTÁ E ESTARÁ A NOS MOSTRAR E CONVENCER QUE O PAI ETERNO NOS AGUARDA DE CORAÇÃO ABERTO PARA UMA RECONCILIAÇÃO E VIDA ETERNA. TEREMOS SEMPRE DIANTE DE NÓS AS DUAS OPOSTAS ETERNIDADES(JESUS E O PECADO), JESUS É A LIBERDADE QUE A NOSSA ALMA ANSEIA E QUE TAMBÉM ANSEIA POR NÓS E O PECADO QUE INVESTE ALTO PARA NOS PRENDER A ELE E LEVAR-NOS CONSIGO.
    BENDITO SEJA DEUS QUE NÃO DESISTI DE NÓS QUANDO FAZEMOS O MAL QUE NÃO QUEREMOS, QUE NOS PERDOA AO NOS ARREPENDERMOS. CONTINUEMOS A PEDIR! VINDE ESPÍRITO SANTO, VINDE POR MEIO DA PODEROSA INTERCESSÃO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA!
    A PAZ DE JESUS A TODOS!
    Vânia

    ResponderExcluir