sábado, 23 de junho de 2007

Missão África 2007

Em resposta à Conferência de Aparecida partiremos para os confins do mundo em missão de evangelização.

Próximo dia 27 de junho embarcaremos para a Tanzânia, África oriental. Será nossa quarta missão no continente esquecido. A primeira foi em 2004. Lá nos uniremos a missionários de várias partes do mundo. Participaremos de várias cruzadas de evangelização em diferentes dioceses. Nossa missão: Anunciar àqueles povos que Jesus é a única e definitiva resposta para todos os problemas da África.

O Espírito de Jesus, o Espírito Santo, não somente tem poder, como também vai remover o opróbrio que pesa sobre as nações africanas. “Sempre, quando intervém, o Espírito nos deixa maravilhados. Suscita eventos cuja novidade causa admiração; muda radicalmente as pessoas e a história”, pregou o Papa João Paulo II. Quando Jesus visita uma pessoa ou um país tudo se transforma. “É Ele quem faz mudar os tempos e as circunstâncias” (Dn 2, 20).

Não são poucas as dificuldades. O verdadeiro missionário, porém, despreza a própria vida, a fim de que multidões tenham a Vida Eterna. O Espírito Santo infunde nele uma coragem sobre-humana; o torna capaz de enfrentar toda espécie de adversidades e ameaças no campo de missão. Sabe que vai, mas não sabe se volta. Tem gravado em seu coração a Palavra de Deus: “Porque quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á” (Lc 9, 24).

O segredo dos católicos africanos

Em praticamente toda a África o número de convertidos ao catolicismo é cada dia maior. Na América Latina, ao contrário, as estatísticas apontam que a cada hora cerca de 400 católicos migram para diferentes denominações evangélicas. Não é difícil entender o problema. Na África a atividade missionária é intensa. Existe uma cultura missionária. Na América Latina, ao contrário, percebe-se uma acomodação. Anunciar o Evangelho, para a maioria dos católicos, é missão das igrejas evangélicas. Não é por acaso que o rebanho evangélico cresce dia após dia.

A Conferência de Aparecida vem, exatamente, resgatar nossa verdadeira identidade de católicos: discípulos e missionários de Jesus Cristo. A resposta para os problemas da Igreja católica na América Latina é clara: uma cultura missionária. Não apenas falar, mas fazer missões. Estádios, praças, salões paroquiais, escolas, porta a porta, praias, edifícios, meios de comunicação, prostíbulos, ônibus, hospitais, asilos, rodoviárias, aeroportos, aldeias indígenas, todas as nações, enfim, estão à espera de missionários que anunciem a Boa Nova da Salvação.

Outro grave problema é a dificuldade financeira. Enquanto os evangélicos investem pesado na formação e no envio de missionários para todas as partes do Brasil e do mundo, nós católicos somos refratários quando o assunto é meter a mão no bolso para sustentar a atividade missionária. Eu sei bem o que isso significa. A cada nova missão é sempre a mesma desculpa: “Estou construindo... próximo ano te ajudo... as vendas estão fracas... a faculdade do filho”, e assim por diante. Para colher é preciso plantar e regar.

Passos mais rápidos

O Papa João Paulo II, na Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte, exorta a cada um de nós: “Agora Cristo, por nós contemplado e amado, convida uma vez mais a pormo-nos a caminho: ‘Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’ (Mt 28, 19). O mandato missionário introduz-nos no terceiro milênio, convidando-nos a ter o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora; podemos contar com a força do mesmo Espírito que foi derramado no Pentecostes e nos impele hoje a partir de novo sustentados pela esperança que ‘não nos deixa confundidos’ (Rm 5,5)”.

A hora é agora. A fim de preparar a segunda vinda de Jesus, “o nosso passo tem de tornar-se mais rápido para percorrer as estradas do mundo” (João Paulo II). O orçamento previsto para nossa próxima missão na África é de 15 mil Reais. Bem menos do que uma garrafa de vinho de 20 mil Reais. Iremos em 3 missionários. Ficaremos lá 1 mês. Peço a você leitor, conforme suas possibilidades, uma generosa contribuição para o sucesso dessa missão.

Para contribuir entre em contato pelo seguinte e-mail: celsoderetti@yahoo.com.br

Conta para depósito:
Banco do Brasil
Agência 1489-3
Conta Corrente: 16.479-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário