sábado, 14 de fevereiro de 2015

Bestialização

É este o resultado de quem persevera no pecado. Bestializar é fazer alguém pensar, sentir, agir e comportar-se segundo a mente assassina da Besta, o Diabo. É o contrário da santificação que nos diviniza e nos faz pensar, sentir, agir e comportarmo-nos de acordo com a mente salvífica de Jesus. Assim como o Espírito Santo, o Artífice das obras de Deus, nos molda à imagem e semelhança de Jesus,  a Besta, isto é, o Diabo, ocupa-se em modelar os pecadores impenitentes à sua imagem e semelhança. Faz isso por inveja, o pecado por excelência, segundo Santo Agostinho. “Ora, Deus criou o homem para a imortalidade, e o fez à imagem de sua própria natureza.  É por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio prová-la-ão” (Sb 2, 23s).

Vamos começar com o comportamento do fieis dentro das igrejas. Na igreja matriz onde diariamente participo da santa Eucaristia, em Balneário Camboriú, SC, a maioria das mulheres entra na Casa de Deus vestindo trajes sumários. Ao invés de tirar as sandália dos pés, como se estivessem num culto satânico, exibem o corpo nu com a clara intenção de seduzir as almas puras. À semelhança de uma prostituta que escolhe os melhores lugares para atrair os olhares  dos incautos, o Diabo as aconselha a se sentarem nos primeiros bancos, onde todos possam ver sua nudez pecaminosa. Talvez é necessário oferecer-lhes uma maçã para darem-se conta de que estão nuas dentro do templo santo do Deus, onde “não entrará nada de profano nem ninguém que pratique abominações e mentiras, mas unicamente aqueles cujos nomes estão inscritos no livro da vida do Cordeiro” (Ap 21, 27).

Ai do padre se a missa demorar muito! Viram bicho! O Diabo as espera fora da igreja para levá-las ao cinema, onde assistirão o demoníaco 50 tons de Cinza. Pobre do sacerdote se abrir a boca para condenar as vestes impróprias que profanam o lugar sagrado onde habita Deus. Em poucos minutos um camburão da polícia estaciona à porta de igreja para levá-lo à delegacia, acusado de praticar bullying. Na empresa onde trabalham, obviamente, não podem vestirem-se como prostitutas, porque podem ser demitidas. Antes perder o Céu, do que o emprego, raciocinam. Sem falar daquelas que fazem uma aposta para ver quem vai “tirar a vocação do padre”. Inacreditavelmente, muitas conseguem. Inclusive um lugar para sempre nas abissais masmorras do inferno, onde lamentarão por toda a eternidade as consequências de sua insensatez.

O homem já iniciou a colonização de Marte e a maioria das mulheres ainda não se deu conta de que vestidos e saias longas as tornam muito mais atraentes aos olhos de um homem à procura de uma esposa. A propósito, todas as vezes que olha para uma mulher semi-nua, um homem é propenso a vê-la apenas como uma parceira sexual, não como uma possível futura esposa. Neste caso, se não for um filho de Adão nascido da Água e do Espírito que se aproxima para evangelizá-la, fingirá amor para obter sexo. Depois de satisfeito, procurará outra parceira. As marcas do pecado, contudo, embora perdoado, muitas vezes permanecem para sempre nas vidas de ambos (aborto, frustração, amargura, desconfiança, “todos os homens são iguais”, perda do romantismo, da pureza, etc).

Analisemos os homens. Emproados, empertigados e eivados de orgulho, apresentam-se diante do Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo como se estivessem diante de um subordinado. Trajando bermudas, óculos escuros, bonés, camiseta regata e vestes impróprias para um ambiente sagrado, não se ajoelham no momento da Epíclese, quando o sacerdote invoca o Espírito Santo sobre as espécies de pão e vinho, pedindo a Deus que as transforme no Corpo e Sangue do Senhor. Esperam que o próprio Jesus se ajoelhe diante deles. Não percebem que encontram-se diante do “Juiz dos vivos e dos mortos” (At 10, 42), Aquele que julgará a cada um segundo as suas obras. Diante de um político corrupto, de quem necessitam uma favor, aí sim, é importante vestir-se dignamente e beijar-lhe os pés!

“Sabendo bem que és rígido, que tua cerviz tem músculos de ferro, e que tua fronte é de bronze” (Is 48, 4), seria salutar se cada um destes homens de dura cerviz procurasse um médico ortopedista para implantar uma dobradiça no alto da coluna cervical. Talvez assim se dobraria diante de Jesus, diante de quem “se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos” (Fl 2, 10). Ai do padre ou do missionário - “esses dinheiristas” - que ocupam o púlpito para pedir suporte financeiro para uma obra ou missão em favor do reino de Deus! Todo o dinheiro já está comprometido com amantes, orgias, vinhos caros, viagens para a Europa, compras em Miami, carrões, chácaras, apartamento novo, bebidas e no pagamento de canais só para adultos.

Um verme, depois de alimentar-se, morre. Para que não acabemos no fogo do inferno, “onde o seu verme não morre e o fogo não se apaga” (Mc 9, 48), há uma única saída: “Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito” (Rm 12, 1s). Ainda há tempo. Confissão, Eucaristia, oração, jejum, Palavra de Deus, retiros, grupo de oração, direção espiritual, livros santos, CDs cristãos, sites e  filmes católicos são os principais meios que Deus nos dá para a nossa santificação.

A maior promessa de Deus para um crente é a divinização do nosso corpo mortal na vida eterna. “Depositários de tais promessas, caríssimos, purifiquemo-nos de toda imundície da carne e do espírito, realizando plenamente nossa santificação no temor de Deus” (2Cor 7, 1).

Oração: “Jesus, Vós sois o Filho do Deus Vivo e o Nome acima de todo nome. À invocação do teu santíssimo e terrível Nome, Jesus, hoje e sempre, se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos; e toda língua confesse para a glória de Deus Pai que tu, Jesus Cristo, é o Senhor. Tu me compraste por um alto preço, libertando-me para sempre da tirania do demônio. Com teu sangue derramado na cruz destruíste o império de Satanás e aboliste para sempre o documento que me condenava à morte eterna. Através de tua Encarnação, vida, pregação, paixão, morte e ressurreição foste constituído soberano Senhor de todas as coisas visíveis e invisíveis: "Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu Senhor e Cristo" (Atos 2, 36). Tua Palavra afirma: "Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo" (Rm 10, 9). Neste momento, Jesus, em obediência à tua Palavra, eu creio em meu coração que ressuscitaste dentre os mortos e confesso publicamente com a minha boca que tu és o único e definitivo Senhor da minha vida. Eu renuncio irrestritamente a Satanás e todas as suas mentiras. Submeto-me inteiramente e sem reservas ao teu domínio, entregando-te todas as áreas da minha vida que eu havia entregue nas mãos do Diabo. Derrama sobre mim o teu Espírito Santo, Senhor Jesus, a fim de que, a partir de agora, eu viva em total obediência à tua voz, servindo-te e amando-te todos os dias da minha vida dentro da Igreja Católica. Peço-vos tudo isto, Senhor Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe, São José e de todos os anjos e santos. Amém”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário