quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Paquistão: político inunda aldeia cristã para salvar suas terras - Quinze pessoas morreram


ROMA, terça-feira, 31 de agosto de 2010 (ZENIT.org) - Um político paquistanês inundou uma aldeia cristã, provocando a morte de pelo menos 15 pessoas, para salvar suas próprias terras, segundo denuncia hoje a agência Fides, órgão informativo da Congregação para a Evangelização dos Povos.

A tragédia ocorreu em Punjab, nos arredores de Multan, onde os habitantes do povoado cristão de Khokharabad foram atingidos pela água desviada pelo político, perdendo suas casas, suas famílias e suas vidas.

Khokharabad é uma aldeia cristã da região de Muzaffargarh, cidade de 250 mil habitantes. A região foi duramente atingida pelas inundações que, segundo dados da ONU, deixaram centenas de pessoas sem casa.

Segundo informa Fides, nessa aldeia as inundações foram "guiadas" por Jamshed Dasti, político de Muzaffargarh e proprietário de terras próximas, que construiu represas e barreiras para desviar o percurso das águas rumo a Khokharabad e salvar suas terras.

"Nem sequer avisaram os habitantes de Khokharabad, que não tiveram tempo de salvar-se: toda a aldeia foi varrida pelas águas, pelo menos 15 pessoas morreram e 377 cristãos ficaram sem casa", denuncia Fides. Taj Masih, um dos responsáveis pela aldeia, declarou: É um ato inumano. Nossa aldeia foi inundada propositalmente. Para salvar sua terra, Dasti preferiu deixar 377 pessoas sem casa e sem colheitas, nossa única fonte de sobrevivência. Agora não temos nada".

Dasti rejeitou toda responsabilidade, afirmando que a decisão de levantar as barreiras foi tomada pelo Departamento de Agricultura do distrito. Os funcionários do departamento, por sua vez, dizem que agiram em obediência às ordens superiores. O governador do distrito nega tê-las dado. Dessa forma, ninguém assume a responsabilidade pelo ocorrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário