sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sexta missão em solo africano



Próximo dia 15 de junho - dia da primeira santa catarinense, Albertina Berkenbrock -, partiremos para nossa sexta missão de evangelização na África. Nosso destino é a Tanzânia, África oriental.

Queremos responder concretamente ao chamado que o Papa João Paulo II fez para toda a Igreja: "No início deste novo século, o nosso passo tem de tornar-se mais rápido para percorrer as estradas do mundo" (Papa João Paulo II - Novo Millennio Ineunte).

Este ano o Espírito Santo separou para esta missão o Pe. Márcio Alexandre Vignoli (fundador da Comunidade Divino Oleiro), Cláudia Conceição (Consagrada da Comunidade Divino Oleiro) e Celso Deretti, missionário.

Na Tanzânia, pregaremos o Evangelho em 2 grandes cruzadas de evangelização nas dioceses de Iringa (centro do país) e Dodoma, capital política. Estas cruzadas são uma iniciativa da Renovação Carismática Católica da Tanzânia.

Estelatus Mtema, coordenador do Conselho Nacional da RCC da Tanzânia, era um dos bandidos mais perigosos do país. Depois de capturado, na prisão, teve seu encontro pessoal com Jesus através da leitura da Sagrada Escritura. O Espírito Santo o transformou num verdadeiro gigante da evangelização. Para Deus, ninguém é um caso perdido.

A língua local é o Swahili. Pregamos em Português. Temos uma intérprete que faz a tradução simultânea. O Pe. Márcio fará os primeiros contatos para uma possível missão permanente no continente esquecido.

A Tanzânia é considerada o berço da humanidade. Abriga as maiores reservas de animais selvagens do mundo. A população é de aproximadamente 40 milhões de pessoas. Encontra-se entre os países mais pobres do mundo. Há 2 aparelhos de televisão para cada mil habitantes. Energia elétrica e água encanada são privilégios de poucos. A agricultura é a de subsistência. O Ugali, um pirão à base de milho, é a comida típica do país.

Dentre os mais de 50 países africanos, politicamente, a Tanzânia é uma das mais estáveis nações. A AIDS é um dos grandes flagelos da população. O rebanho católico é de cerca de 30% da população; os muçulmanos somam 35%. Os demais pertencem a denominações pentecostais ou religiões tribais.

Há cerca de 130 tribos no país. Conservam, em parte, tradições de seus antepassados. Nossa intérprete, por exemplo, pertence à tribo Sukuma. A feitiçaria é praticada em todo o país. Sacrifícios humanos e de animais ainda acontecem.

O desafio de evangelizar a África é imenso. Mas há boas notícias. É na África que mais crescer o número de católicos no mundo. Também aumentam significativamente as vocações para o sacerdócio e à vida religiosa. Queremos contribuir para que estes números continuem a crescer. Acima de tudo, nosso desejo é que em toda a África toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor.

Nosso orçamento para esta missão é de aproximadamente 20 mil Reais. Quem ajuda um missionário receberá recompensa de missionário. À esquerda desta página está a nossa conta bancária para sua contribuição. Sua generosidade possibilitará que a Boa Nova da Salvação chegue aos ouvidos e corações de milhares de nossos irmãos africanos.

Consagramos esta missão ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, a Estrela da Evangelização. Pedimos a fervorosa intercessão de todos para que possamos anunciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo com toda a liberdade.

Para qualquer esclarecimento, envie-nos um email: celsoderetti@yahoo.com.br

As mais preciosas bênçãos celestiais, em Nome de Jesus, desçam abundantemente sobre todos nós. Amém.