quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O tenebroso mistério da iniquidade



Celso Deretti


"Porque primeiro deve vir a apostasia, e deve manifestar-se o homem da iniquidade, o filho da perdição, o adversário, aquele que se levanta contra tudo o que é divino e sagrado, a ponto de tomar lugar de no templo de Deus, e apresentar-se como se fosse Deus. Porque o mistério da iniquidade já está em ação, apenas esperando o desaparecimento daquele que o detém. Então o tal ímpio se manifestará. Mas o Senhor Jesus o destruirá com o sopro de sua boca e o aniquilará com o resplendor da sua vinda" (2 Tes 2, 3-4.7-8).


Tão logo decide conquistar o mundo para Jesus, o apóstolo Paulo se vê rodeado por uma realidade tenebrosa: "Tudo está numa confusão completa - sangue, homicídio, furto, fraude, corrupção, deslealdade, revolta, perjúrio, perseguição dos bons, esquecimento dos benefícios, contaminação das almas, perversão dos sexos, instabilidade das uniões, adultérios e impudicícias -, porque o culto de inomináveis ídolos é o começo, a causa e o fim de todo o mal" (Sab 14, 25). Nada diferente, portanto, do que nos rodeia em 2009.

Paulo está frente a frente com o mistério da iniquidade. Mas ao invés de recuar diante da assombrosa realidade do mal, Paulo decide enfrentar o mistério da iniquidade anunciando o mistério da piedade: "Grande é o mistério da piedade: Ele foi manifestado na carne, justificado no Espírito, aparecido aos anjos, proclamado às nações, crido no mundo, exaltado na glória" (I Tim 3, 16).

Jesus, portanto, é a chave, não somente para decifrar o mistério da iniquidade, mas também para destruí-lo: "Aquele que pratica o pecado é do diabo, porque o diabo é pecador desde o princípio. Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo" (1Jo 3, 8). É à luz da encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus que o mistério da iniquidade é desmascarado. A última palavra sobre o universo pertence a Jesus; Ele tem a última Palavra sobre a história humana.

O Maligno está em ação

Paulo sabe que a iniquidade que infestou o mundo é culpa do homem que desobedeceu a Deus: "Com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus" (Rm 3, 23). Não fosse o nosso pecado, o mistério da iniquidade permaneceria oculto. Uma vez manifestado, ao invés de vingar-se, Deus assume a nossa defesa, enviando seu Filho Jesus para nos livrar do poder do pecado e da morte: "Aquele que não conheceu o pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornássemos justiça de Deus" (2 Cor 5, 21).

Quando Jesus morre na Cruz, morre também a nossa morte, consequência do pecado (cf. Rm 6, 23). A glória de Deus nos é restituída. Satanás é espoliado e ridicularizado. Estamos em paz com Deus. Jesus nos abre a porta do Céu. A Salvação, através da Igreja, é oferecida a todos os homens. O Espírito Santo é derramado sobre toda carne. Podemos chamar Deus de Pai. A ressurreição de Jesus é a garantia da nossa ressurreição.

Embora justificados e lavados pelo Sangue de Jesus, o mistério da iniquidade é uma realidade inegável à nossa volta. Ricos, verdadeiros inimigos de Deus e culpados por todas as desordens que assolam o planeta, cada vez mais ricos, à custa de pobres cada vez mais pobres! "E agora vós, os ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai depor contra vós e devorar vossas carnes como fogo!" (Tg 5, 1-3).

Governantes larápios, verdadeiros sequazes de Satanás. O dinheiro roubado servirá de combustível para alimentar as chamas que os atormentarão por toda a eternidade. Programas de TV tão podres que chegam a exalar cheiro de enxofre vindo do inferno; juízes que, em troca de favores, condenam inocentes e inocentam culpados; banqueiros agiotas, sócios do diabo, que sugam até o último centavo do trabalhador; falsos profetas que adulteram o Evangelho para dele se beneficiarem; Legisladores que aprovam o aborto e pesquisas com células tronco embrionárias, responsáveis pelos holocaustos do século 21. Perversões sexuais sem precedentes, divórcios recordes, prostituição generalizada, natureza destruída, guerras insanas... é o mistério da iniquidade em ação.

A solução do mistério

Qual a saída? Jesus a revela: "Levantar-se-ão muitos falsos profetas e seduzirão a muitos. E, ante o progresso crescente da iniquidade, a caridade de muitos se esfriará. Entretanto, aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mt 24, 11-13). Perseverar na fé até o fim. Este é o segredo que nos assegurará a posse da Vida Eterna: "Sim, o justo persevere no seu caminho, e aquele que tem as mãos puras redobre a coragem (Jó 17, 9).

O crente é chamado a vencer o mal com o bem. Não fazer o que todos fazem. Ao invés de ceder à voz do Maligno, em toda e qualquer situação faz como Maria: "Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra (Lc 1, 38). Não conformar-se a este mundo. Lutar com todas as forças para estabelecer o Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo em todas as nações da Terra. Pregar o Evangelho nos quatro cantos do mundo. Jamais abalar-se com o aparente triunfo do mal. Afinal de contas, "Esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé" (1Jo 5, 4).

Jesus não deixa dúvida alguma a respeito do que se sucederá por ocasião de sua segunda vinda: "Da mesma forma que se junta o joio e se queima no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do Homem enviará seus anjos e eles apanharão do seu Reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha ardente. Ali haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. O que tem ouvidos, ouça!" (Mt 13, 40-43). Não por nada Deus nos criou com dois ouvidos!

Pelo andar da carruagem, cada vez mais o mistério da iniquidade mostrará suas garras em todas as esferas desta nossa aldeia global. A corrupção e as perversões de toda espécie se multiplicarão como nunca. A Igreja sofrerá perseguições severas. O homens piedosos causarão asco aos olhos dos iníquos. O mal, porém, não tem a última palavra sobre a história humana. Jesus Cristo é o Senhor! "O Senhor estabeleceu seu trono nos céus; seu império se estende sobre o universo" (Sl 102, 19).

A Palavra de Deus afirma: "Acaso não sabes isto desde o começo, desde quando foi posto o ser humano sobre a terra: que a alegria dos iníquos é breve e que o gozo dos ímpios dura um momento? Ainda que tenha subido até o céu a sua soberba e sua cabeça tenha tocado as nuvens, no fim ele perecerá como o esterco" (Jó 20, 4-7). No início de seu pontificado, o Papa Bento XVI afirmou que uma revolução silenciosa está em andamento na Igreja e no mundo. Quem crer e perseverar até o fim saberá a respeito do que o sucessor de Pedro está falando.