quarta-feira, 10 de outubro de 2007

"Quem irá por Nós?"




Celso Deretti


Há pouco mais de 2 meses retornei da minha quarta viagem missionária em solo africano. (Tanzânia e África do Sul). O fiz em resposta ao desafio do Papa João Paulo II: "O mandato missionário introduz-nos no terceiro milênio, convidando-nos a ter o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora; podemos contar com a força do mesmo Espírito que foi derramado no Pentecostes e nos impele hoje a partir de novo sustentados pela esperança que "não nos deixa confundidos" (Rm 5, 5) (Carta Apostólica Novo Millennio Ineunte).

Uma revolução silenciosa está em andamento na Igreja Católica. Nos 4 cantos do mundo o Espírito Santo de Deus, como um novo Pentecostes, está levantando um verdadeiro exército de missionários que, através do anúncio da Boa Nova da Salvação, está preparando a segunda vinda de Jesus.

Aqui no Brasil e em todos os países do mundo Deus tem suscitado profetas que não se deixam abater pelo aparente triunfo do mal sobre a terra. Pregam com desassombro que a última palavra sobre a história humana pertence a Jesus.

Quem é chamado a ser missionário? Toda pessoa batizada. Você e eu. Nas palavras de João Paulo II, "Essa paixão não deixará de suscitar na Igreja uma nova missionaridade, que não poderá ser delegada a um grupo de especiliastas, mas deverá corresponsabilizar todos os membros do povo de Deus. Quem verdadeiramente encontrou Cristo não pode guardá-lo para si; tem de o anunciar" (NMI).

Tudo para a maior glória de Deus

Dentre tantos meios que Deus dispunha para salvar a humanidade, escolheu a pregação da Palavra. "Quem hei de enviar? Quem irá por nós?" (Is 6, 8). Isaías não hesita em responder: "Eis-me aqui, envia-me a mim" (Is 6, 8b). Uma resposta decidida a esta pergunta pode contribuir decisivamente para uma dramática transformação de toda a humanidade, das nossas famílias e de nós mesmos.

Infelizmente há dinheiro e recursos para tudo, menos para a evangelização. Aos ídolos deste mundo o melhor do nosso dinheiro, tempo, talentos, inteligência, tecnologia, organização e esforços; a Jesus, o restolho e as migalhas. Há pessoas capazes de pagar 20 mil Reais por uma garrafa de vinho, mas incapazes de contribuir com 100 Reais para cobrir os custos de uma viagem missionária.

Não fechemos nossos ouvidos à voz do Espírito Santo que exorta-nos através da boca de João Paulo II: "Ao longo destes anos muitas vezes repeti o apelo à nova evangelização; e faço-o agora uma vez mais para inculcar sobretudo que é preciso reacender em nós o zelo das origens, deixando-nos invadir pelo ardor da pregação apostólica que se seguiu ao Pentecostes. Devemos reviver em nós o sentimento ardente de Paulo que o levava a exclamar: "Ai de mim se não evangelizar" (1Cor 9, 16)" (NMI).