terça-feira, 31 de julho de 2007

Missão na África do Sul

Trigésimo-segundo dia de missão. Festa de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, os Jesuítas. Agradeço a Deus por ter tido a oportunidade de estudar 2 anos com os Jesuítas em São Leopoldo, Rio Grande do Sul. "O que fiz, o que faço e o que farei por ti, Senhor?", costumava dizer o santo que escreveu os famosos Exercícios Espirituais de 30 dias.

Cheguei em Johannesburgo, África do Sul, último domingo, dia 29. O vôo SA 189, da South African Airways, de Dar es Salaam até a cidade que sediará a Copa do Mundo de 2010 foi tranquilo. Cerca de 3 horas de duração. No aeroporto fui recepcionado pelo senhor Hilário Freitas e também por um frio de congelar os ossos.

Estou hospedado na casa do seu Hilário e da dona Conceição. Ganham a vida fabricando móveis numa pequena marcenaria nos fundos da casa. São nascidos em Portugal, mas moram na África do Sul há 41 anos. Vieram de Santa Maria da Feira, norte da terra de Nossa Senhora de Fátima. Mais de 1 milhao de portugueses residem aqui. À frente da porta de entrada da casa, uma imagem de Nossa Senhora com o menino Jesus nos braços revela um lar católico. Aqui na África do Sul cerca de 7 por cento da população é católica. A religião predominante é a Anglicana.

Sequelas do Apartheid


A África do Sul contrasta com os demais países do continente africano. Está entre os 5 países emergentes, ao lado da China, Rússia, Índia e Brasil. O primeiro transplante de coração da história foi realizado na Cidade do Cabo, a 1.200 quilômetros de Johannesburgo. As estradas aqui são impecáveis, normalmente com 3 pistas. Em todo o trajeto são iluminadas. Dificilmente encontra-se um carro velho. A arquitetura é inglesa: paredes de tijolos à vista e tetos coloridos.

As sequelas do Apartheid, o extinto regime de segregação racial que durou de 1948 a 1991, são visíveis por todos os lados. Os negros continuam pobres, trabalhando para os brancos. O Apartheid os privou do acesso à educação, especialmente a universitária. Há também levas de refugiados de países vizinhos, especialmente a Rodésia e Zimbabwue, que entram ilegalmente no país. Calcula-se que todos os dias entre 6 e 10 mil refugiados cruzam a fronteira da Africa do Sul. Sem ter onde morar, dormem nas calçadas enfileirados. Muitos morrem de frio.

A criminalidade é um dos grandes flagelos destas plagas. Nelson Mandela, líder do movimento anti-apartheid, é admirado e louvado por sua atitude de conciliação entre negros e brancos. Quando assumiu a presidência da África do Sul, depois de mais de 2 décadas na prisão, governou sem perseguição ou revanche. Se os atuais governos souberem superar as sequelas do apartheid o futuro da África do Sul será brilhante. Caso esqueçam de buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, correm o risco da desgraça.

A missão continua

Ontem, segunda-feira, fomos a Pretória pregar num grupo de oração para portugueses. Pretória é a capital política da África do Sul. Fica a cerca de 60 quilômetros de Johannesburgo. Preguei sobre o Senhorio de Jesus. Ao final da pregação, usando o dom carismático da Palavra de Ciência, oramos por cura e libertação em favor dos presentes. Tamb'em vendi 15 livros de minha autoria.

Hoje, terça-feira, às 9 horas de manhã, participamos da Santa Missa e novena a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O padre Klazlo, nascido na Hungria, trabalhou alguns anos em São Paulo. Como fala português, foi designado para pastorear a comunidade portuguesa aqui em Johannesburgo. Em seguida fui pregar para um pequeno grupo de oração composto por senhoras. Nesta quinta-feira pregarei no grupo de oração La Rochelle, também para portugueses.

Volto a pedir aos que me acompanham nesta missão que continuem divulgando este blog, passando para a lista de e-mail. O melhor é apresentar o seguinte endereço: http://celsoderetti.blogspot.com. Volto também a pedir socorro para cobrir as despesas desta missão. A conta para depósito está ao lado, no canto superior esquerdo. A todos que estão contribuindo com dinheiro e orações, peço a Jesus que sejam tremendamente abençoados em seus projetos, famílias, negócios e relacionamentos.

Obrigado.

Parque Nacional Mikumi - Tanzania





































segunda-feira, 30 de julho de 2007

quarta-feira, 25 de julho de 2007

A alegria da colheita

Vigésimo-sétimo dia de missão. Final da minha quarta missão aqui na Tanzânia. A primeira foi em 2004. Jamais vou esquecer o dia 19 de janeiro daquele ano. Naquela noite, através de um sonho, Deus me enviou a pregar a Boa Nova da Salvação aos povos da África. O sonho se resumiu à palavra TANZÂNIA. A princípio pensei que se tratava da Tasmânia, na Austrália. Nunca ouvira falar de um país chamado Tanzânia. Sabia apenas que precisava obedecer uma ordem soberano do Deus vivo: "...vai para a terra que eu te mostrar" (Gn 12, 1).

Hoje foi um dia de ação de graças e de celebração por todas as grandes coisas que o Senhor realizou aqui na Tanzânia nestas últimas 3 semanas. Foram 3 grandes cruzadas de evangelização em 3 diferentes dioceses: Moshi, Dar es Salaam e Dodoma. Domingo, dia 22, Dom Judas Tadeu, bispo da diocese de Dodoma, encerrou nossa última cruzada, convocando uma nova cruzada para o próximo ano. Minha última pregação em Dodoma foi sobre a Eucaristia. "A escada que nos leva para o Céu é a Cruz e a porta é a Eucaristia", preguei a uma multidão sedenta da Palavra de Deus.

Hoje é dia de São Tiago maior e dia do escritor. Tenho, portanto, motivos de sobra para louvar e agradecer Àquele que, por misericódia, me chamou a pregar sua Palavra até os confins do mundo. O salmo da liturgia de hoje, o 125, expressa com exatidão o que sinto em meu coração:

"Quando o Senhor reconduzia os cativos de Sião, estávamos como sonhando. Em nossa boca só havia expressões de alegria, e em nossos lábios canto de triunfo. Entre os pagãos se dizia: 'O Senhor fez por eles grandes coisas'. Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas. Ficamos exultantes de alegria! Mudai, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes nos desertos do sul. Os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria. Na ida, caminham chorando, os que levam a smente a espargir. Na volta, virão com alegria, quando trouxerem os seus feixes".

Também louvo a Deus pelos dois livros que escrevi. Graças a Deus estão sendo traduzidos para o inglês pelas mãos abençoadas do meu irmão Leonard Akehurst, de Pomerode. Do Inglês, poderão ser traduzidos para todas as línguas do mundo.


Vasos de barro


Quando se encerra uma missão, duas tentações se manifestam: a presunção e a acusação. Satanás tenta nos convencer de que somos os bons, os bam-bam-bam da evangelização; é o orgulho espiritual. Por outro lado, nos acusa. "Você não fez o que Deus mandou; você deixou de pregar isso e aquilo. Desista, porque você não foi fiel a Deus", sugere a serpente infernal. A leitura da liturgia de hoje trouxe-me muita consolação e me libertou das acusações do pai da mentira: "Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo os traços da morte de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. Estando embora vivos, somos a toda hora entregues à morte por causa de Jesus, paa que também a vida de Jesus apareça em nossa carne mortal. Assim em nós opera a morte, e em vós a vida. Animados deste espírito de fé, conforme está escrito: 'Eu cri, por isto falei' (Sl 115,1), também nós cremos, e por isso falamos" (2Cor 4, 7-13).


De fato, o extraordinário poder do Espírito de Deus operou maravilhas no meio de nós. Em Rombo, por exemplo, foi preciso fazer uma grande fogueira para queimar todos os objetos supersticiosos usados em rituais de feitiçaria. Em todas as cruzadas o poder de Deus multiplicou os milagres. Multidões se converteram ao Evangelho. Satanás sofreu uma grande baixa. Os territórios onde dominava foram devolvidos ao Senhorio de Jesus. Com o sopro santo de sua boca, Jesus expulsou as trevas dos corações daqueles que por elas eram escravizados.


Muitos rapazes aceitaram o chamado para o sacerdócio e muitas meninas para a vida religiosa. O senhor levantou um grande exército de novos pregadores que irão por toda a África e até os confins do mundo anunciar que a Vitória já nos foi dada pelo Sangue do Cordeiro que vive para sempre. Nossa missão é anunciar; a missão do Espírito Santo é converter, transformar, fazer novas todas as coisas. A fé, porém, entra pela pregação da Palavra. E sem fé não é possível agradar a Deus. Ai de nós, portanto, se não evangelizarmos!


Cansado e feliz


Quem serve o Senhor tem paz, mas não tem descanso. A colheita, porém, faz esquecer todo o cansaço. Sem luta não há vitória. O missionário não é dono de si próprio. Deixa sua casa para morar na mala; vara noite adentro sem dormir; para matar a solidão tem como companheiros o frio, o calor, a fome e a poeira; está sempre rodeado de perigos; é obrigado a cruzar o oceano dentro de uma máquina voadora, lendo no jornal à sua frente que uma delas caiu e 200 vestiram o paletó de madeira.


Ao invés de um BMW, contenta-se com um banco apertado de um ônibus caindo aos pedaços; sabe que ninguém pode ficar sem ouvir a Boa Nova da Salvação; em sua cela é recepcionado por mosquitos da malária, escorpiões e aranhas venenosas. Volta e meia alguém bate à sua porta: é a a saudade de casa, as tentações e os temores; Quando retorna à sua terra, ao invés de uma taínha assada, é obrigado a escutar: "Por que ir para a África, se aqui no Brasil têm tantos pobres para evangelizar?".


Não fosse assim, talvez o orgulho e a presunção nos dominassem e nos roubassem o tesouro que nos aguarda na eternidade."Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, nos açoites, nas cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, através da honra e da desonra, da boa e da má fama. Somos julgados tristres, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos! Sem posses, nós que tudo possuímos!" (2Cor 6, 4-8.10).


Comida que não perece


Não raras vezes, quando um missionário pede dinheiro para cobrir as despesas da missão, é acusado de espertalhão: "Esse cara tá igual a cavalo-marinho: se faz de peixe pra não puxar a carroça!" Não fosse a contribuição financeira de umas poucas pessoas, eu estaria em cartaz nos cinemas do mundo inteiro ao lado de Tom Cruise: MISSÃO IMPOSSÍVEL! A propósito, missão impossível é o Tom Cruise encontrar salvação na Cientologia, seita onde é sequaz. "Em nenhum outro há salvação, porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado aos homens, pela qual devamos ser salvos" (At 4, 12).


Ouvi ontem uma história interessante. Um multi-milionário árabe veio até a Tanzânia para um safari e uma caçada. Foi encontrado morto em seu quarto de hotel. Tinha consigo a posse de 200 mil dólares para gastar com mulheres, bebidas e farras. Lembro também da história de um jovem seminarista que deixou a vocação ao sacerdócio para cuidar da fortuna do pai que morrera. Também ele morreu jovem e a fortuna ficou para o governo. "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela que dura até a vida eterna, que o Filho do homem vos dará" (Jo 6, 27).


O dinheiro, quando usado para construir hospitais, escolas, orfanatos, albergues, igrejas, casas de retiro, fazendas para recuperação de drogados, perfurar poços, comprar bíblias, alimentar os famintos, vestir os nus, abrigar os sem-teto, e, principalmente, evangelizar, é uma grande bênção. Mas quando usado para satisfazer nossos apetites carnais, torna-se uma grande maldição. O amor ao dinheiro é a causa de todos os males. Por causa dele casais se separam, sacerdotes se corrompem, missionários deixam-se seduzir, governos se corrompem, países guerreiam e, no fim das contas, podemos perder a vida eterna. Conclusão: use todo seu dinheiro para a maior glória de Deus.


Promessa do Senhor


Hoje, durante a oração da manhã, o Senhor deu-me a seguinte palavra a respeito desta missão: "Eis o que diz o Senhor, teu Redentor, que te formou desde o seio de tua mãe: sou o eu o Senhor, que fiz todas as coisas, sozinho estendi os céus. Firmei a terra: quem estava comigo? Confundo os sinais dos falsos profetas, faço delirar os adivinhos, faço voltar atrás os sábios, e transformo sua sabedoria em loucura. Mantenho a palavra de meus servos, cumpro o que predizem meus enviados; digo que Jerusalém deve ser reabitada. Que as cidades de Judá devem ser reedificadas. Delas reerguerei as ruínas" (Is 44, 24-26).


Através de uma profecia, o Senhor Jesus decretou uma mudança dramática para o futuro da África. Esta profecia foi confirmada pela seguinte Palavra: "Não temas, terra, estremece de alegria e de júbilo, porque o Senhor fez grandes coisas. Não temais animais dos campos, porque as pastagens do deserto reverdecerão, as árvores darão seu fruto, a figueira e a vinha produzirão abundantemente. Alegrai-vos, filhos de Sião, e rejubilai no Senhor, vosso Deus, porque ele vos dá as chuvas do outono no tempo oportuno, e faz cair chuvas copiosas sobre vós, as chuvas do outono e da primavera, como dantes. As eiras se encherão de trigo, os lagares transbordarão de vinho e de óleo novo. Restituir-vos-ei as colheitas devoradas pelo gafanhoto, pelo roedor, pelo devastador e pela lagarta, esse meu poderoso exército que mandei contra vós. Comereis abundantemente e vos fartareis, e louvareis o nome do Senhor, vosso Deus, que fez maravilhas em vosso favor; e jamais meu povo será confundido. Sabereis então que estou no meio de Israel, que sou o Senhor, vosso Deus, e que não há outro. E jamais meu povo será confundido" (Joel 2, 21-27).


Uma segunda confirmação veio através desta outra Palavra: "Jurou o Senhor dos exércitos: 'Por certo será feito como eu decidi, e o que resolvi se cumprirá. Serão livres de seu jugo, e o seu fardo não lhes pesará nos ombros. Eis a decisão tomada para toda a terra; é assim que eu estendo a mão sobre todas as nações. O Senhor dos exércitos decidiu, quem mudará sua sentença? Sua mão está estendida, quem o fará retirá-la?" (Is 14, 24-27).


Mikumi National Park


Próximo dia 29 viajo para a África do Sul (Johannesburgo). Lá pregarei para portugueses residentes naquele país. Ficarei hospedado na casa de um casal de portugueses, Hilário e Conceição Freitas.


Nesta próxima sexta-feira vou para uma retiro em meio às feras dos campos. Visitarei o Mikumi National Park, a 370 quilômetros de Dar, onde me encontro neste momento. É um dos 5 grandes parques nacionais aqui na Tanzânia. Os mais conhecidos são Serengueti e Ngorongoro (este uma imensa cratera, conhecido como o jardim do Édem). Dá para procurar no Google Earth.


Estive no Mikumi Park em 2005, junto com o Roberto Ricardo, de Goiânia. Na época não tinha uma máquina digital. Prometo lindas fotos. Para o próximo ano, um conhecido meu daqui prometeu que vai me levar para uma caçada. O governo daqui permite abater animais cuja população é numerosa, como impalas, por exemplo.


Falando em comida, hoje comi ugali no almoço. É um pirão feito de milho. O pessoal daqui dispensa os talheres; usam as mãos para amassar e comer o ugali. A batata inglesa é muito apreciada por aqui. O arroz é o mais popular de todos os alimentos. Não é difícil encontrar abacaxi, manga, tomate, laranja e banana. Esta é a preferida dentre as frutas daqui. A água de coco também é abundante.


Ontem fui procurado por uma mulher que queria oração. Há dez anos tenta engravidar, mas não consegue. A Deus tudo é possível. Lembro de ter orado por uma mulher no Brasil que há não conseguia engravidar. No ano seguinte veio até mim com uma criança nos braços.


A todos vocês que estão acompanhando esta missão através deste blog, peço que continuem a convidar o pessoal da lista de email a visitá-lo: http://celsoderetti.blogspot.com


Muito obrigado a todos que estão intercedendo e dando suporte financeiro para esta missão. Nas postagens abaixo está o número da minha conta. Há pessoas que já estão fazendo depósito para comprar bíblias para os nossos irmãos aqui da África. Em Dodoma foi possível fazer a doação de 15 bíblias. Deus seja louvado.


"Em tudo vos tenho mostrado que assim, trabalhando, convém acudir os fracos e lembrar-se das palavras do Senhor Jesus, porquanto ele mesmo disse: É maior felicidade dar que receber" (At 20, 34b).

domingo, 22 de julho de 2007